Thursday, October 30, 2008

DITADURA MILITAR NO BRASIL


DITADURA MILITAR NO BRASIL

O Regime Militar (Ditadura) foi instaurado pelo golpe de Estado de 31 de março de 1964. Estende-se até o final do processo de abertura política, em 1985. É marcado por autoritarismo, supressão dos direitos constitucionais, perseguição policial e militar, prisão e tortura dos opositores e pela censura prévia aos meios de comunicação.
Incêndio no prédio da UNE, Rio de Janeiro, 1º de abril de 1964
GOLPE MILITAR DE 1964

A crise político-institucional da qual nasce o regime militar começa com a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961. Agrava-se durante a administração João Goulart (1961-1964), com a radicalização populista do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e de várias organizações de esquerda e com a reação da direita conservadora.

PASSEATAS CONTRA A DITADURA MILITAR

A Passeata dos Cem Mil, realizada em 26 de junho de 1968, é considerada a manifestação popular mais importante da resistência contra a ditadura militar. Em junho de 1968, o movimento estudantil começou a organizar um número cada vez maior de manifestações públicas. Quase não adiantava em alguns lugares as passeatas pois os militares tinham armamento, as veses, quem discordasse do seu jeito altoritário de governar podia ser torturado, preso ou até morto.